terça-feira, 23 de setembro de 2008

Amélie

Estive a (re)ver o fabuloso destino de Amélie. Daí decidi embarcar no cliché de esboçar uma lista de "likes" e "deslikes":


Gosto
. quando o mar está calmo, boiar de barriga para cima, olhar para o céu e sentir que, naquele momento, com os ouvidos tapados pela água, ninguém sabe de mim e eu não sei de ninguém
. café com natas
. levar o meu carro para um sitio ermo, à noite, para ver as luzes de todas as ruazinhas e o rio
. imaginar para onde vão os aviões que vejo passar à tarde
. a primeira chuva "a sério" depois do Verão
. coincidências
. cheiro a terra molhada, a folhas de laranjeira e a roupa lavada
. ver gruas, ao fim da tarde, num lugar elevado (relativamente ao sitio onde estou)
. o leite com café que a minha mãe me fazia de manhã
. receber sinais de afecto inesperados
. no Inverno, fazer casas com cobertores e cadeiras e esconder-me lá dentro (nunca mais o fiz desde miúda, mas ainda sinto necessidade de esconderijos imaginários)
. cheiro dos livros, especialmente os antigos, com as páginas amarelecidas pelo tempo
. quando encontro um filme ou uma música que podiam ter sido escritos por mim (se tivesse o talento para o fazer)
. recordações.

Não gosto
. ficar com marcas de suor nas camisas de algodão, quando está muito calor
. esquecer-me de coisas
. canela
. corar e tropeçar nas palavras quando falo com alguém
. dormir com os estores abertos
. ser acordada (com o abrir de persianas, excesso de diálogo/ralhete, etc)
. situações de "ribalta"; possibilidade de poder ficar demasiadamente exposta à atenção dos outros
. quando acabo de falar com pessoas com as quais não tenho intimidade e elas não percebem o que disse por eu "falar para dentro"
. silêncios constrangedores
. ter falta de aptidões sociais
. ter frio
. ir dormir com fome
. lembrar-me de assuntos "recalcados" quando quero dormir
. sentir-me feia

Yann Tiersen - La Noyee

1 comentário:

Mia disse...

E eu gostei deste ;)